3 de maio de 2008

O povo das roças




O povo de São Tomé e Príncipe tem a fama de ser preguiçoso, de não trabalhar as suas glebas, de abandonar o Obo, deixando tarefas de esforço para os que têm vontade de trabalhar nas roças, que são poucos, e dirigirem-se para a cidade e periferias.

Mas como o emprego disponível na cidade é de tipo serviços, na sua maioria, e destinado a indivíduos com alguma capacidade técnica e conhecimento académico básico, logo as probabilidades de empregabilidade são baixíssimas.
E esses serviços são escassos para tantos candidatos,embora muitos desses apresentem habilitações abaixo da média, com enormes dificuldades de acesso às novas tecnologias.
A grande parte dos que são admitidos não se sujeita a quaisquer testes de aptidão e são introduzidos em sectores de elevada responsabilidade por “cunhas”. Logo, não restam muitas alternativas aos que não se enquadram no “esquema” senão irem para as feiras.
Nas periferias da cidade de São Tomé, apesar do elevado número de desempregados entre os jovens, são considerados como problemas mais graves a falta de corrente eléctrica e, quase paralelamente, a falta de água potável.
Até há bem pouco tempo, eram acrescidos de carência de transportes públicos e centros de saúde com técnicos especializados e medicamentos.
Mas na realidade, o problema é ainda mais grave e se prende com o crescimento da população na cidade e consequente aumento de mão-de-obra em local sem preparação para a acolher (desemprego), conduzindo a uma frustração entre a camada juvenil e consequente marginalização.
A luta constante da maioria da população, que é constituída por jovens, é a busca do pão. A crise é tanta que, embora sabendo de as notícias tristes de fecho de centenas de fábricas e aumento vertiginoso de desemprego no exterior, a tendência para a imigração é manifestamente grande.

2 de maio de 2008

The paradise!!! stome island!!

Museu Nacional
MARGINAL 12 DE JULHO
Tunel de Santa Catarina Cascata de Blúblu

BOCA DE INFERNO

Medalha de Ouro ou de Prata

S.Tomé e Príncipe e Brasil poderam vir a ganhar medalha de ouro ou prata o campeonato Candango de Karaté no Japão, através do atleta Deker Batista , santomense , estudante convênio de graduaçao da Universidade de Brasilia (Unb).

Foi realizado no passado dia 27 em Brasília, no ginásio Maxwell em guará , o campeonato candango de Karaté.
Varias academias do distrito foram chamadas a representar com os seus melhores atletas , cujo alguns já passaram pela seleçao brasileira e outras ainda estão passando .
Representando a academia Power, Deker lutou na categoria de mais de 75 kg , conquistando assim a medalha de ouro. Conta ele, "venci todos os adversários que também possuem um grande nível técnico com no mínimo seis pontos de diferença e na final derrotei um lutador com títulos internacionais de 87kg por 5-2, sendo que actualmente tenho 72 kg e, mesmo assim, o fiz sentir o cheiro do seu próprio cadáver" rsrsrsrs!!!!!
Após ter vencido na categoria, teve ainda que disputar a categoria opem , uma vez que todos os campeões tinham que disputar entre si para saber qual era o melhor dos melhores.
Nesta categoria, teve 4 elementos da seleção brasileira actualmente, sendo 3 deles titular da equipe e um suplente e os demais atletas de alto nível. Tudo indica que Deker tem grandes chances de conquistar a medalha de Ouro ou prata no Japão e representar assim S.T.P e Brasil no campeonato.

Conheça São Tomé e Príncipe









São Tomé e Príncipe, é um estado insular , situado no Golfo da Guiné a 300 km do continente Africano.

É composto por duas ilhas principais - a ilha de S. Tomé e a ilha do Príncipe - e várias ilhotas, num total de 1 001 Km2, sendo o segundo País mais pequeno de África, depois das Ilhas Seychelles.

Segundo o último censo (2001) a sua população ronda os 140 000 habitantes. Estimativas mais recentes (2006) apontam para 150 000 habitantes, dos quais menos de 10 000 no Príncipe.

O Príncipe situa-se 140 km a norte de S. Tomé. O equador "passa" a sul de S. Tomé, "cortando" o Ilhéu das Rolas, um dos maiores Resort do país.



Logomarca da CPLP!!!!

Logomarca da CPLP!!!!
Angola ,Brasil,Cabo Verde, Guiné Bissau , Moçambique ,Portugal,São Tomé e Príncipe e Timor